Historiador Dudu Ribeiro representará a entidade na ONU
De 13 a 17 de março, está acontecendo a 66ª Sessão da Comissão de Narcóticos das Nações Unidas, em Viena, na Áustria. Representando a Iniciativa Negra, organização que discute a política de drogas no Brasil como uma guerra racial, está o historiador e cofundador da Iniciativa, Dudu Ribeiro, que participa da consulta sobre os impactos das políticas de drogas sobre os direitos das populações em todo o mundo.
É a terceira participação da organização neste fórum, tendo marcado presença em 2016, quando apresentou a Carta das Organizações Negras Brasileiras à Assembleia Geral da ONU, e em 2017.
Sobre a atual política de guerra às drogas vigente no país, Dudu Ribeiro falou sobre o genocídio de pessoas negras e periféricas, que vivem em um permanente fogo cruzado que impacta suas vidas em vários aspectos, não apenas nas situações de letalidade, violência policial e encarceramento
O especialista cita o fechamento de escolas e a dificuldade de acesso a direitos básicos, entre eles saúde e alimentação, como algumas das violências que comprometem não apenas o futuro, mas de forma dramática, o presente de milhões de crianças e adolescentes do país.
“Há um massacre transnacional das populações indígena e negra em curso, promovido em nome de uma suposta guerra a determinadas substâncias. Esta guerra não tem demonstrado qualquer efeito sobre a demanda pelo uso, muito menos permite a proteção da saúde. Ela atualiza um projeto colonial genocida ”, afirma Dudu.
Na sexta-feira, dia 17, às 10h10 (horário de Brasília), Dudu Ribeiro integra como debatedor, a mesa Desafios e Oportunidades para a Reforma da Política de Drogas, encerrando a participação da Iniciativa Negra nas rodas de conversa e debates previstos pela ONU em Viena.
O debate poderá ser acompanhado ao vivo pela internet no link.
Sobre a Iniciativa Negra Por Uma Nova Política sobre Drogas
A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas é uma organização da sociedade civil que atua, desde 2015, pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica promovendo ações de advocacy em Direitos Humanos e propondo reformas na atual política de combate às drogas.