O Rio de Janeiro se prepara para receber, pela primeira vez no Brasil, o Festival Internacional de Cinema Canábico (FICC), um dos eventos culturais mais importantes sobre o tema na América Latina. Entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025, o festival ocupará três importantes espaços culturais da cidade: o Centro Cultural da UERJ (COART), o Cinema Estação NET Rio e a Casa Apepi. Além da programação presencial, o evento terá uma janela online através da plataforma de streaming Bombozila.com.
Consolidado após cinco edições em Buenos Aires, quatro em Montevidéu e três no Chile, o FICC desembarca no Brasil com a missão de ampliar perspectivas e quebrar preconceitos por meio da arte e da cultura. A programação é vasta e inclui uma mostra competitiva com mais de 40 filmes de 15 países, abrangendo ficções, documentários, animações e videoclipes.
O grande destaque desta edição é o lançamento nacional, em sessão única, do documentário Cheech & Chong’s Last Movie” (2025). Dirigido por David Bushell, o filme é a despedida da icônica dupla de comediantes que se tornou um símbolo da cultura canábica mundial. O documentário promete uma jornada reveladora e hilária pela carreira de Cheech Marin e Tommy Chong, que mantiveram sua relevância na cultura pop por mais de 50 anos como os maconheiros mais famosos do mundo. A sessão especial está programada para o dia 22 de outubro, quarta-feira, às 21h no Estação NET Rio.
Mostra Competitiva
A competição oficial contará com 24 filmes, divididos em quatro categorias principais:
- Longa-metragem de Ficção (4 filmes)
- Longa-metragem de Documentário (4 filmes)
- Curta-metragem acima de 5 minutos (8 filmes)
- Curta-metragem até 5 minutos (8 filmes)
Além dos prêmios para cada categoria, definidos por um júri especializado, haverá um quinto prêmio para o Melhor Filme escolhido pelo voto popular.
Debates, Formação e Experiências interativas
Para além das telas, o FICC Rio 2025 promoverá uma série de mesas de debates com especialistas, ativistas e produtores culturais, focadas em cinema, cultura, ativismo e educação. A programação formativa inclui oficinas de produção de conteúdo, criação de fanzines e roteiro para projetos audiovisuais, além de uma masterclass de cinema (a ser confirmada).
O festival também oferecerá um espaço literário, uma exposição de arte e uma área de experiências interativas, equipada com jogos, óculos de realidade virtual e quizzes, convidando o público a uma imersão completa no universo cultural da cannabis.
Locais e Programação
As exibições, gratuitas e diárias, acontecerão no auditório Cartola, no Centro Cultural da UERJ, no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. De segunda a quarta-feira, o Cinema Estação NET Rio, em Botafogo, receberá sessões especiais noturnas, às 21h (com bilheteria). Na quinta-feira, a sessão noturna será na Casa Apepi, sede da Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal, também em Botafogo.
A programação completa do FICC Rio 2025 está disponível no site oficial: festivalcinecannabico.com.br.
Sobre o FICC
Desde 2019, o Festival Internacional de Cinema Canábico utiliza o audiovisual como uma poderosa ferramenta para a transformação social, gerando debate, quebrando tabus e fornecendo informação sobre os múltiplos usos da cannabis através de uma perspectiva cultural.