O I Ciclo Formativo “Gente no Centro” está com inscrições abertas e é gratuito

Abordagens Intersetoriais e Integradas para uma Política de Drogas no Brasil são as propostas do curso "Gente no Centro", da Senad e Fiocruz
gente no centro

Gente no Centro

Estão abertas as inscrições para o I Ciclo Formativo “Gente no Centro — Abordagens Intersetoriais e Integradas para uma Política de Drogas no Brasil” que ocorrerá nos dias 29/09 a 03/10 (tarde) e 06/10 a 10/10 (manhã).

Seu objetivo é fortalecer a atuação intersetorial das redes de saúde, assistência social, justiça criminal e sociedade civil, qualificando profissionais e gestores para uma política de drogas baseada em evidências, em direitos humanos e no cuidado integral.

O curso, totalmente virtual e com certificação da Fiocruz, terá 40 horas de duração, 25h de aulas ao vivo e 15h de atividades assíncronas. Ao longo de cinco encontros consecutivos, participantes mergulharão em temas como direitos humanos, participação social, legislação, redes de atenção, interseccionalidade, justiça socioambiental e práticas inovadoras de cuidado. A metodologia inclui aulas reflexivas, estudos de caso, fóruns de debate e materiais multimídia.

Essa é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Política de Drogas e Gestão de Ativos (SENAD/MJSP) e da Fiocruz que oferece 2.000 vagas, distribuídas regionalmente, para profissionais das redes de saúde (SUS), assistência social (SUAS), sistema de justiça, serviços penais, gestores públicos, movimentos sociais e conselhos de políticas sobre drogas.

O “Gente no Centro” terá formato virtual, com 40 horas de duração, sendo 25 horas de aulas ao vivo via Microsoft Teams e 15 horas de atividades assíncronas no Google Classroom, distribuídas em cinco encontros consecutivos de cinco horas diárias, no turno da manhã ou tarde. A certificação será concedida pela Fiocruz/SENAD aos participantes com no mínimo 80% de presença nas aulas síncronas.

A programação será dividida em sete módulos, abordando temas como política de drogas sob a ótica dos direitos humanos, participação social, legislação e políticas penais, redes de atenção e acolhimento, questões de gênero, raça e classe, justiça socioambiental e práticas inovadoras de cuidado e reinserção social. A metodologia inclui aulas expositivas, estudos de caso, fóruns de debate e recursos multimídia.

Além disso, nas capitais, haverá espaços cedidos por instituições públicas parceiras que irão transmitir as aulas e contribuirá para estabelecer o diálogo e aproximar diferentes atores da rede que participarão da Formação.

  1. Primeira turma nos dias 29/09 a 03/10, no turno da tarde, 13h às 18h30 (Horário de Brasília), 1.000 vagas;

  2. Segunda turma nos dias 06/10 a 10/10, no turno da manhã 9h às 14:30 (Horário de Brasília), 1.000 vagas.

Além disso, estão previstas mais duas turmas nos dias 03/11 a 07/11 e 10/11 a 14/11 (tarde), que totalizarão 4.000 vagas destinadas para a formação sobre Política de Drogas.

Mais do que capacitar, o I Ciclo Formativo “Gente no Centro” quer criar uma rede de profissionais comprometidos com uma Política de Drogas, integrada, efetiva que tenha a pessoa como foco. Inscreva-se e faça parte dessa construção coletiva!


monique prado
maconhometro

Compartilhe