Boletins de Dados

Boletins de dados publicados mensalmente referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados pelo Cannabis Monitor. 

Nosso propósito é monitorar e concentrar em um só lugar as notícias e eventos sobre maconha produzidos no Brasil. 

Deste modo, queremos propagar informação e também facilitar o fornecimento de dados para pesquisas e análises sobre as diversas narrativas em torno da planta e seus usos circulando na esfera pública do país. 

Os boletins de dados concentram informações sobre: 

  • A quantidade de notícias sobre cannabis monitoradas no mês
  • A quantidade de veículos que publicaram e os que mais publicaram
  • Origem das notícias catalogadas (se nacionais ou internacionais) 
  • Categorização das notícias em temas
  • A quantidade de eventos sobre cannabis monitorados no mês
  • Os tipos de eventos e as cidades onde ocorreram

Desde Julho/2020 também trazemos nos boletins dados do Google Trends referentes à pesquisas no Google pelos termos ‘maconha‘, ‘cannabis‘, ‘canabidiol‘ e ‘canhamo‘.

Os gráficos trazem:

  • Dados comparativos sobre o interesse nos referidos termos ao longo do mês e por região do Brasil
  • Dados específicos de cada um dos termos em relação à incidência de buscas por região
  • Dados sobre consultas mais relacionadas aos termos (ex: maconha + covid-19)

 

Definimos os assuntos abordados sobre cannabis nas seguintes Categorias: 

  • Eventos (feiras, fóruns, debates, audiências, cursos, seminários, simpósios, palestras) 
  • Mercado/Business (mercados canábicos, indústrias, serviços, investimentos, tecnologias) 
  • Justiça (leis, ações/decisões judiciais, julgamentos, audiências, personalidades do meio jurídico) 
  • Medicinal/Saúde (saúde, medicamentos, tratamentos, doenças, pacientes, personalidades do meio médico) 
  • Ciência e Pesquisa (estudos, trabalhos, pesquisas e testes publicados ou em andamento, personalidades do meio científico/acadêmico) 
  • Política (projetos de lei, comissões legislativas, audiências públicas, discursos e declarações políticas, personalidades do meio político) 
  • Opinião (artigos de opinião, colunas, entrevistas, editoriais) 
  • Entretenimento/Cultura (artes, música, cinema, televisão, curiosidades, personalidades famosas) 
  • Ativismo (movimentos sociais, associações de pacientes, lideranças e ativistas da cena canábica/antiproibicionista) 
  • Segurança Pública* (casos de polícia, operações policiais, investigações, prisões, apreensões) 
  • Educação (iniciativas de educação sobre drogas, informações históricas e educativas) 
  • Esportes (instituições esportivas, entidades, competições, personalidades do meio esportivo)
  • Sociedade (questões religiosas, de comportamento, alimentação, curiosidades, estilo de vida)

 

Metodologia

De acordo com a nossa metodologia de tratamento dos dados, uma notícia pode abordar mais de um assunto e, deste modo, se inserir em mais de uma categoria. Por exemplo: Uma notícia sobre uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre medicamentos feitos com cannabis, se insere tanto na categoria “Política” quanto na categoria “Medicinal”.

*Por escolha editorial, não monitoramos as notícias referentes à prisões, ações e operações policiais, com exceção das muito significativas, como apreensões recordes de milhares de toneladas ou de plantações com milhares de pés ou prisões/julgamentos de grandes líderes do mercado clandestino ou que fujam ao convencional.
As notícias policiais sobre as investidas repressivas do Estado contra a produção, comércio e consumo de maconha ainda são as mais publicadas nos veículos brasileiros.
São centenas de novas notícias diárias sobre o combate ao tráfico de drogas envolvendo maconha, prisões e apreensões. Estamos interessados em monitorar as notícias que tratam da cannabis para além do crime e das páginas policiais.

Últimos Boletins

Todos os Boletins

Deslize para o lado para acessar os Boletins de Dados meses anteriores.

Dezembro 2020

Publicação do boletim do mês de Dezembro/2020 com dados referentes às notícias sobre maconha monitoradas e catalogadas no canal Cannabis Monitor Brasil e trends de buscas pelo tema no Google.

Novembro 2020

Publicação do boletim do mês de Novembro/2020 com dados referentes às notícias sobre maconha monitoradas e catalogadas no canal Cannabis Monitor Brasil e trends de buscas pelo tema no Google.

Outubro 2020

Publicação do boletim do mês de Outubro/2020 com dados referentes às notícias sobre maconha monitoradas e catalogadas no canal Cannabis Monitor Brasil e trends de buscas pelo tema no Google.

Setembro 2020

Publicação do boletim do mês de Setembro/2020 com dados referentes às notícias sobre maconha monitoradas e catalogadas no canal Cannabis Monitor Brasil e trends de buscas pelo tema no Google.

Agosto 2020

Publicação do boletim do mês de agosto/2020 com dados referentes às notícias sobre maconha monitoradas e catalogadas no canal Cannabis Monitor Brasil e trends de buscas pelo tema no Google.

Julho 2020

Publicação do boletim do mês de julho/2020 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Junho 2020

 publicação do boletim do mês de junho/2020 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Maio 2020

Publicação do boletim do mês de maio/2020 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Abril 2020

 publicação do boletim do mês de abril/2020 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Março 2020

 publicação do boletim do mês de março/2020 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Fevereiro 2020

Publicação do boletim do mês de fevereiro/2020 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Janeiro 2020

 publicação do boletim do mês de janeiro/2020 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Dezembro 2019

Publicação do boletim do mês de dezembro/2019 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Novembro 2019

 publicação do boletim do mês de novembro/2019 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Outubro 2019

Publicação do boletim do mês de outubro/2019 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

SÉRIE HISTÓRICA

Gráficos com o compilado dos dados históricos das notícias monitoradas mês a mês pelo Cannabis Monitor e das buscas no Google por termos relacionados à maconha. Confira mais abaixo.

Dados Históricos

Passe o mouse sobre os pontos de interesse dos gráficos para exibir as informações

Janeiro - Dezembro

Chart by Visualizer

Notícias catalogadas

Média de Notícias por mês

Média de Veículos por mês

Chart by Visualizer
Chart by Visualizer
Chart by Visualizer

Janeiro - Fevereiro - Março

Chart by Visualizer

Notícias catalogadas

Média de Notícias por mês

Média de Veículos por mês

Chart by Visualizer
Chart by Visualizer
Chart by Visualizer

Google Trends

Série histórica de buscas no Google para os termos ‘maconha’, ‘cannabis’, ‘canabidiol’ e ‘canhamo’ no ano de 2020.
Nos boxes abaixo do gráfico, análises do Cannabis Monitor sobre correlações entre os picos de buscas sobre os termos e acontecimentos em evidência na esfera pública.

Pico de 15 a 21 de março de 2020 – Aumento expressivo nas buscas pelo termo ‘maconha’ devido a circulação de Fake News apontando que usuários de maconha seriam imunes ao coronavírus. Entre 19 e 20 de março, pico das buscas, houve “aumento repentino” nas buscas associadas aos termos ‘covid’, ‘coronavírus’, ‘corona virus’ e ‘imunidade’.

Pico de 9 a 11 de junho de 2020, houve aumento significativo na busca pelo termo ‘canabidiol’ – ocasionado pela viralização de notícia envolvendo a atriz Cláudia Rodrigues, paciente de cannabis medicinal para tratamento de esclerose múltipla, em que relata em entrevista que a apresentadora Xuxa Meneghel apresentou-lhe o canabidiol. Houve aumento ‘aumento repentino’ da busca pelo termo associado aos termos ‘bula’ e ‘o que é’.

Pico de 27 a 29 de julho de 2020, houve aumento expressivo na busca pelos termos ‘maconha’ e ‘cannabis’ – ocasionado pela disseminação de uma Fake News publicada em diversos veículos com a manchete de que “a Organização Mundial da Saúde (OMS) teria retirado a cannabis da lista de substâncias consideradas drogas”. A busca do termo ‘maconha’ associado à ‘OMS’ teve um aumento de mais de 2300%, enquanto que o termo ‘cannabis’ associado à ‘OMS’ teve um aumento de 200%.

MACONHA

CANNABIS

CANABIDIOL

CANHAMO

quem somos

O Cannabis Monitor Brasil é um canal de comunicação voltado para o ecossistema  da cannabis.
Tem como ações o monitoramento, catalogação e divulgação de notícias e eventos sobre a maconha no país, além da realização de coberturas de eventos canábicos e da produção de conteúdo informativo, educativo e crítico através do Podcast Maconhômetro, dos Boletins de Dados, da publicação de Artigos de Opinião e do fornecimento de informações acerca de coletivos, entidades e associações canábicas no país, além de acesso a filmes documentários e livros sobre o tema.

colabore com o
cannabis monitor

Contribua para a manutenção do nosso trabalho através da nossa campanha de financiamento coletivo no Apoia.se: apoia.se/cannabismonitor

Ou através de parcerias comerciais: anunciando em nossos produtos e/ou patrocinando nossos projetos. Nossos contatos estão abaixo.

contato@cannabismonitor.com.br    |    instagram.com/cannabismonitor

Logo Cannabis Monitor

Receba nossa newsletter

semanalmente no seu e-mail com as principais notícias e novidades do Cannabis Monitor.

Obrigado!