Boletins de Dados

Boletins de dados publicados mensalmente referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados pelo Cannabis Monitor. 

Nosso propósito é monitorar e concentrar em um só lugar as notícias e eventos sobre maconha produzidos no Brasil. 

Deste modo, queremos propagar informação e também facilitar o fornecimento de dados para pesquisas e análises sobre as diversas narrativas em torno da planta e seus usos circulando na esfera pública do país. 

Os boletins de dados concentram informações sobre: 

  • A quantidade de notícias sobre cannabis monitoradas no mês
  • A quantidade de veículos que publicaram e os que mais publicaram
  • Origem das notícias catalogadas (se nacionais ou internacionais) 
  • Categorização das notícias em temas
  • A quantidade de eventos sobre cannabis monitorados no mês
  • Os tipos de eventos e as cidades onde ocorreram

Desde Julho/2020 também trazemos nos boletins dados do Google Trends referentes à pesquisas no Google pelos termos ‘maconha‘, ‘cannabis‘, ‘canabidiol‘ e ‘canhamo‘.

Os gráficos trazem:

  • Dados comparativos sobre o interesse nos referidos termos ao longo do mês e por região do Brasil
  • Dados específicos de cada um dos termos em relação à incidência de buscas por região
  • Dados sobre consultas mais relacionadas aos termos (ex: maconha + covid-19)

 

Definimos os assuntos abordados sobre cannabis nas seguintes Categorias: 

  • Eventos (feiras, fóruns, debates, audiências, cursos, seminários, simpósios, palestras) 
  • Mercado/Business (mercados canábicos, indústrias, serviços, investimentos, tecnologias) 
  • Justiça (leis, ações/decisões judiciais, julgamentos, audiências, personalidades do meio jurídico) 
  • Medicinal/Saúde (saúde, medicamentos, tratamentos, doenças, pacientes, personalidades do meio médico) 
  • Ciência e Pesquisa (estudos, trabalhos, pesquisas e testes publicados ou em andamento, personalidades do meio científico/acadêmico) 
  • Política (projetos de lei, comissões legislativas, audiências públicas, discursos e declarações políticas, personalidades do meio político) 
  • Opinião (artigos de opinião, colunas, entrevistas, editoriais) 
  • Entretenimento/Cultura (artes, música, cinema, televisão, curiosidades, personalidades famosas) 
  • Ativismo (movimentos sociais, associações de pacientes, lideranças e ativistas da cena canábica/antiproibicionista) 
  • Segurança Pública* (casos de polícia, operações policiais, investigações, prisões, apreensões) 
  • Educação (iniciativas de educação sobre drogas, informações históricas e educativas) 
  • Esportes (instituições esportivas, entidades, competições, personalidades do meio esportivo)
  • Sociedade (questões religiosas, de comportamento, alimentação, curiosidades, estilo de vida)

 

Metodologia

De acordo com a nossa metodologia de tratamento dos dados, uma notícia pode abordar mais de um assunto e, deste modo, se inserir em mais de uma categoria. Por exemplo: Uma notícia sobre uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre medicamentos feitos com cannabis, se insere tanto na categoria “Política” quanto na categoria “Medicinal”.

*Por escolha editorial, não monitoramos as notícias referentes à prisões, ações e operações policiais, com exceção das muito significativas, como apreensões recordes de milhares de toneladas ou de plantações com milhares de pés ou prisões/julgamentos de grandes líderes do mercado clandestino ou que fujam ao convencional.
As notícias policiais sobre as investidas repressivas do Estado contra a produção, comércio e consumo de maconha ainda são as mais publicadas nos veículos brasileiros.
São centenas de novas notícias diárias sobre o combate ao tráfico de drogas envolvendo maconha, prisões e apreensões. Estamos interessados em monitorar as notícias que tratam da cannabis para além do crime e das páginas policiais.

Últimos Boletins

Todos os Boletins

Deslize para o lado para acessar os Boletins de Dados meses anteriores.

Dezembro 2020

Publicação do boletim do mês de Dezembro/2020 com dados referentes às notícias sobre maconha monitoradas e catalogadas no canal Cannabis Monitor Brasil e trends de buscas pelo tema no Google.

Novembro 2020

Publicação do boletim do mês de Novembro/2020 com dados referentes às notícias sobre maconha monitoradas e catalogadas no canal Cannabis Monitor Brasil e trends de buscas pelo tema no Google.

Outubro 2020

Publicação do boletim do mês de Outubro/2020 com dados referentes às notícias sobre maconha monitoradas e catalogadas no canal Cannabis Monitor Brasil e trends de buscas pelo tema no Google.

Setembro 2020

Publicação do boletim do mês de Setembro/2020 com dados referentes às notícias sobre maconha monitoradas e catalogadas no canal Cannabis Monitor Brasil e trends de buscas pelo tema no Google.

Agosto 2020

Publicação do boletim do mês de agosto/2020 com dados referentes às notícias sobre maconha monitoradas e catalogadas no canal Cannabis Monitor Brasil e trends de buscas pelo tema no Google.

Julho 2020

Publicação do boletim do mês de julho/2020 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Junho 2020

 publicação do boletim do mês de junho/2020 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Maio 2020

Publicação do boletim do mês de maio/2020 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Abril 2020

 publicação do boletim do mês de abril/2020 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Março 2020

 publicação do boletim do mês de março/2020 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Fevereiro 2020

Publicação do boletim do mês de fevereiro/2020 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Janeiro 2020

 publicação do boletim do mês de janeiro/2020 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Dezembro 2019

Publicação do boletim do mês de dezembro/2019 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Novembro 2019

 publicação do boletim do mês de novembro/2019 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

Outubro 2019

Publicação do boletim do mês de outubro/2019 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

SÉRIE HISTÓRICA

Gráficos com o compilado dos dados históricos das notícias monitoradas mês a mês pelo Cannabis Monitor e das buscas no Google por termos relacionados à maconha. Confira mais abaixo.

Dados Históricos

Passe o mouse sobre os pontos de interesse dos gráficos para exibir as informações

Janeiro - Dezembro

Notícias catalogadas

Média de Notícias por mês

Média de Veículos por mês

Janeiro - Fevereiro - Março

Notícias catalogadas

Média de Notícias por mês

Média de Veículos por mês

Google Trends

Série histórica de buscas no Google para os termos ‘maconha’, ‘cannabis’, ‘canabidiol’ e ‘canhamo’ no ano de 2020.
Nos boxes abaixo do gráfico, análises do Cannabis Monitor sobre correlações entre os picos de buscas sobre os termos e acontecimentos em evidência na esfera pública.

Pico de 15 a 21 de março de 2020 – Aumento expressivo nas buscas pelo termo ‘maconha’ devido a circulação de Fake News apontando que usuários de maconha seriam imunes ao coronavírus. Entre 19 e 20 de março, pico das buscas, houve “aumento repentino” nas buscas associadas aos termos ‘covid’, ‘coronavírus’, ‘corona virus’ e ‘imunidade’.

Pico de 9 a 11 de junho de 2020, houve aumento significativo na busca pelo termo ‘canabidiol’ – ocasionado pela viralização de notícia envolvendo a atriz Cláudia Rodrigues, paciente de cannabis medicinal para tratamento de esclerose múltipla, em que relata em entrevista que a apresentadora Xuxa Meneghel apresentou-lhe o canabidiol. Houve aumento ‘aumento repentino’ da busca pelo termo associado aos termos ‘bula’ e ‘o que é’.

Pico de 27 a 29 de julho de 2020, houve aumento expressivo na busca pelos termos ‘maconha’ e ‘cannabis’ – ocasionado pela disseminação de uma Fake News publicada em diversos veículos com a manchete de que “a Organização Mundial da Saúde (OMS) teria retirado a cannabis da lista de substâncias consideradas drogas”. A busca do termo ‘maconha’ associado à ‘OMS’ teve um aumento de mais de 2300%, enquanto que o termo ‘cannabis’ associado à ‘OMS’ teve um aumento de 200%.

MACONHA

CANNABIS

CANABIDIOL

CANHAMO

quem somos

O Cannabis Monitor Brasil é um canal de comunicação voltado para o ecossistema  da cannabis.
Tem como ações o monitoramento, catalogação e divulgação de notícias e eventos sobre a maconha no país, além da realização de coberturas de eventos canábicos e da produção de conteúdo informativo, educativo e crítico através do Podcast Maconhômetro, dos Boletins de Dados, da publicação de Artigos de Opinião e do fornecimento de informações acerca de coletivos, entidades e associações canábicas no país, além de acesso a filmes documentários e livros sobre o tema.

colabore com o
cannabis monitor

Contribua para a manutenção do nosso trabalho através da nossa campanha de financiamento coletivo no Apoia.se: apoia.se/cannabismonitor

Ou através de parcerias comerciais: anunciando em nossos produtos e/ou patrocinando nossos projetos. Nossos contatos estão abaixo.

contato@cannabismonitor.com.br    |    instagram.com/cannabismonitor

Logo Cannabis Monitor

Receba nossa newsletter

semanalmente no seu e-mail com as principais notícias e novidades do Cannabis Monitor.

Obrigado!