Boletim

JuLho 2020

Confira abaixo a publicação do boletim do mês de julho/2020 com dados referentes às notícias e eventos sobre maconha monitorados e catalogados no canal Cannabis Monitor Brasil.

O propósito do Cannabis Monitor é monitorar e concentrar em um só lugar as notícias e eventos sobre maconha produzidos no Brasil. Deste modo, queremos propagar informação e também facilitar o fornecimento de dados para pesquisas e análises sobre as diversas narrativas em torno da planta e seus usos circulando na esfera pública do país.

Definimos os assuntos abordados sobre cannabis nas seguintes Categorias:

  • Eventos
  • Business
  • Jurídico
  • Medicinal
  • Ciência e Pesquisa
  • Política
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Ativismo
  • Segurança Pública*
  • Educação
  • Esportes
  • Sociedade

 

395

Notícias

No mês de Julho/2020, o Cannabis Monitor monitorou 395 notícias, publicadas por 138 canais de comunicação brasileiros na internet, entre blogs, jornais e revistas, que foram categorizadas em 13 temas/assuntos.

138

Veículos de
Comunicação

13

Categorias

Metodologia

De acordo com a nossa metodologia de tratamento dos dados deste boletim de notícias sobre cannabis, uma notícia pode abordar mais de um assunto e, deste modo, se inserir em mais de uma categoria. Por exemplo: Uma notícia sobre uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre medicamentos feitos com cannabis, se insere tanto na categoria “Política” quanto na categoria “Medicinal”.

*Por escolha editorial, não monitoramos as notícias referentes à prisões, ações e operações policiais, com exceção das muito significativas, como apreensões recordes de milhares de toneladas ou de plantações com milhares de pés ou prisões/julgamentos de grandes líderes do mercado clandestino ou que fujam ao convencional.
As notícias policiais sobre as investidas repressivas do Estado contra a produção, comércio e consumo de maconha ainda são as mais publicadas nos veículos brasileiros.
São centenas de novas notícias diárias sobre o combate ao tráfico de drogas envolvendo maconha, prisões e apreensões. Estamos interessados em monitorar as notícias que tratam da cannabis para além do crime e das páginas policiais.

Dados de pesquisa no Google para os termos ‘maconha’, ‘cannabis’, ‘canabidiol’ e ‘canhamo’ em Julho/2020.

A partir deste mês de Julho/2020 também estamos trazendo no Boletim dados referentes às pesquisas no Google pelos termos ‘maconha’, ‘cannabis’, ‘canabidiol’ e ‘canhamo’, de modo a acompanhar mês-a-mês quais acontecimentos ou assuntos mobilizam maior procura pelo tema na web.

De 27 a 29 de julho, houve aumento expressivo na busca pelos termos ‘maconha’ e ‘cannabis’ – ocasionado pela disseminação de uma fake news publicada em diversos veículos com a manchete de que “a Organização Mundial da Saúde (OMS) teria retirado a cannabis da lista de substâncias consideradas drogas”. A busca do termo ‘maconha’ associado à ‘OMS’ teve um aumento de mais de 2.300%, enquanto que o termo ‘cannabis’ associado à ‘OMS’ teve um aumento de 200%.

Veja todos os boletins de notícias sobre cannabis publicados até agora pelo Cannabs Monitor Brasil.

Logo Cannabis Monitor

Receba nossa newsletter

semanalmente no seu e-mail com as principais notícias e novidades do Cannabis Monitor.

Obrigado!