Desfile contará com 100 profissionais da redução de danos
Um dos mais queridos da cidade de São Paulo, o bloco Cecílias e Buarques, contará com uma ação robusta de redução de danos no Carnaval 2023. A ação é fruto de uma parceria com a Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas e o Centro de Convivência É de Lei, duas referências do campo da política de drogas no Brasil.
Em conjunto, as duas organizações e o bloco lançaram recentemente a campanha Brisas de Carnaval – Apologia ao Cuidado na Folia, que disseminou informações sobre uso de substâncias e seus potenciais riscos, para que os foliões evitem combinações perigosas. O material educativo foi compartilhado nas redes sociais das duas organizações fazendo um esquenta consciente para o carnaval.
*** Podcast Maconhômetro Sociedade: Centro de Convivência É de Lei, com Maria Angélica Comis ***
Neste sábado, dia 25, o desfile do Cecílias e Buarques será o momento de vivenciar o cuidado na prática, com apoio de profissionais.
“A ação de Redução de Danos Carnaval Consciente será executada em dois momentos: inicialmente na concentração, com dois pontos fixos de estandes informativos do projeto ResPire; e, em seguida de modo itinerante, com 100 redutores de danos acompanhando o trajeto do trio elétrico e fazendo intervenções no público”, descreve Matuzza Sankofa, coordenadora geral do centro de Convivência É de Lei.
Serviços médicos e distribuição de água e autotestes de IST/HIV acontecerão durante todo o bloco. Depois de uma longa espera por conta da pandemia, o bloco Cecílias e Buarques volta às ruas neste ano para seu quarto desfile.
“Nada melhor para unir pessoas do que festa e não há festa mais democrática que o Carnaval de rua”, comenta Di Leporati, um dos organizadores.
Sobre a Iniciativa Negra Por Uma Nova Política sobre Drogas
A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas é uma organização da sociedade civil que atua, desde 2015, pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica promovendo ações de advocacy em Direitos Humanos e propondo reformas na atual política de combate às drogas.
Sobre o bloco Cecílias e Buarques
O bloco surgiu do grupo do Facebook homônimo que servia para trocar dicas e informações entre vizinhos moradores dos bairros Santa Cecília e Vila Buarque, na região central de São Paulo. O encontro saiu do virtual e tornou-se real utilizando o Carnaval como espaço democrático.
SERVIÇO
Desfile do Bloco Cecílias e Buarques com ação de cuidado ‘Carnaval Consciente’
Data: 25/2/23
Horário: concentração às 13h e dispersão às 18h
Trajeto previsto: Rua Barão de Tatuí, 253; Rua Jaguaribe, 708; Rua Martin Francisco, 149; Rua Frederico Abranches, 451; Largo de Santa Cecília.