A maconha legal no Uruguai chama a atenção de estrangeiros e diferentes empresas começaram a oferecer atrações turísticas personalizadas


Matéria de María Emilia Triay para
El País Uruguay e traduzida por Cannabis Monitor Brasil.

Foto: Reprodução El País Uruguay – Turistas durante passeio canábico.


A regulamentação do mercado de cannabis no Uruguai não apenas atrai a atenção dos habitantes locais, mas também capta o interesse de estrangeiros pouco acostumados a essa abertura ou ao fácil acesso a informações de qualidade sobre cannabis medicinal e cânhamo. É neste contexto que hoje, em Montevidéu, existem pelo menos três propostas de passeios turísticos com rotas, perfis e custos diferentes. Seu objetivo é aproximar o turista desse tema sem promover o consumo.

 

Cannabis Bus Tour

Este passeio surge como resultado da ExpoCannabis, evento que teve sua primeira edição em 2014, ano em que a Lei 19.172 foi implementada em relação à regulamentação da produção, distribuição e venda de cannabis. Seus organizadores decidiram oferecer aos visitantes uma experiência mais informativa.

O passeio passa por diferentes pontos de Montevidéu que foram importantes para o processo regulatório: parte da Plaza Independencia, em frente à Torre Executiva, onde o Conselho Nacional de Drogas opera; segue pela farmácia antártica, uma das quatro farmácias de Montevidéu onde a maconha legal produzida pelo estado foi distribuída pela primeira vez; continua pelo Palácio Legislativo, onde em 13 de dezembro de 2013 foi votada a lei; e chega ao Molino de Pérez, onde ocorreu a primeira marcha da legalização da maconha. O passeio também passa por Indajaus, uma das maiores lojas de cultivo do país e termina no Museu da Cannabis, o primeiro de seu tipo na região.

Sua organizadora, Mercedes Ponce de León, disse ao El País Uruguay que a farmácia é um dos pontos que atrai a atenção dos visitantes. Lá pode-se ver uma das vias de acesso. Como não é permitido levar os turistas aos clubes ou aos auto-cultivos, eles são levados à farmácia Antártica com um usuário registrado. Com o apoio dos proprietários das instalações, os produtos são mostrados e os processos de segurança são explicados.

O fundamental para os organizadores é deixar claro aos turistas que o processo regulatório funciona em paz e que mais de 35 mil usuários estão registrados. “O passeio não promove o consumo; simplesmente oferece uma plataforma informativa sobre como foi o processo, como é vivido e quais são as consequências disso hoje”, explicou Ponce de León.

O passeio, liderado por um guia treinado sobre o assunto, parte todos os sábados às 16h e tem duração de três horas. Os ingressos são comprados através da TicketUno e custam 1.490 pesos uruguaios, cerca de 166 reais (nos dias da ExpoCannabis, o custo é de 1.990 pesos uruguaios, cerca de 220 reais).

Foto: Reprodução El País Uruguay – Visitas às farmácias são parte dos passeios.

 

Cannabis Tour 

Eduardo Rabelino, responsável pelo Cannabis Tour, explicou que a proposta surgiu porque turistas de outros passeios perguntaram sobre a questão da maconha, então decidiram organizar um específico. A esse respeito, explica-se que o Uruguai é um país de leis avançadas: casamento igualitário, aborto, lei das oito horas, separação entre igreja e Estado, divórcio.

O passeio sai da porta do Museu del Carnaval e se concentra na Ciudad Vieja. Passa por uma loja de cultivo, pelo Correio do Uruguai para ver onde você deve se inscrever, pela farmácia Tapié e acaba na Catedral de Montevidéu.

Foto: Reprodução El País Uruguay – Durante a ExpoCannabis, o evento se torna parte do itinerário.

Uma particularidade é que aos turistas são oferecidos erva mate com com cannabis. O que eles mais perguntam é se podem comprar e fumar maconha, mas são explicados como a regulamentação funciona. Os turistas ficam surpresos com a liberdade: acham estranho ir a uma loja de cultivo e comprar maconha.

O passeio inicia a atividade em novembro, de segunda a sexta-feira, às 15h. O agendamento é obrigatório pelo telefone 099 949 931. A visita é feita em espanhol, inglês e português. O custo é de 350 pesos uruguaios, cerca de 40 reais.

 

Um passeio de luxo para brasileiros

A terceira opção disponível para realizar um passeio canábico por Montevidéu é o WeedTour Essa proposta é realizada por três brasileiros que se definem como amantes apaixonados pela maconha e de como ela pode ajudar na medicina. Antes de desembarcar no Uruguai, o fizeram na Itália e no Canadá, países que também regulamentaram a maconha, mas com normas diferentes das dos uruguaios.

“Aqui a questão da cannabis para turistas é um pouco mais complicada, mas alcançamos uma proposta de alta qualidade e 100% dentro da lei”, disse Dan Novaes, responsável pelas operações da WeedTour no país.

O itinerário deste passeio é diferente do Cannabis Bus Tour e Cannabis Tour, pois propõe conhecer Montevidéu para além da cannabis. Além disso, trabalham exclusivamente com clientes brasileiros e não fazem excursões em grupo (geralmente recebem casais entre 25 e 40 anos), e sim personalizadas, com deslocamentos em carros particulares com motorista e guia turístico.

Seu diferencial é a qualidade do serviço: propõem exclusividade que varia de voos de classe executiva a hotéis e carros de luxo.

Embora tenham muitos pacotes e os pontos a serem percorridos possam variar, o passeio mais simples inclui paradas nos pontos turísticos mais reconhecidos da capital: Teatro Solís, Palácio Salvo, Palácio Legislativo, Farol Punta Carretas, Jardim Japonês, bairro Carrasco, entre outros, com a adição do Museu da Cannabis. No caminho, os turistas são informados sobre o processo de regulamentação. Outra distinção é que seus clientes conhecem cultivadores reconhecidos em Copas canábicas nos Estados Unidos.

Esses passeios podem ser realizados de segunda a domingo. O mais acessível custa 50 dólares, cerca de 210 reais e o mais caro, 1.000 dólares, cerca de 4.200 reais.

A WeedTour é uma empresa apoiadora do projeto Cannabis Monitor Brasil e estará nos levando para nossa estreia na cobertura da ExpoCannabis Uruguay este ano. 

Ainda há pacotes disponíveis à venda para o evento, além de variados pacotes canábicos no Uruguai e outros países durante todo o ano.

 

Serviço Weed Tour

Website:
http://weedtour.net
e-Mail:

[email protected]
Instagram:
http://instragram.com/weed.tour
Facebook:
http://facebook.com/weedtour.net/